terça-feira, 20 de julho de 2010

Qualidade da programação de TV

Boa tarde,
É com muita satisfação que inicio este Blog para falar de assuntos relacionados a rádio e televisão, e é claro, da minha vivência. Sou estudante da Faculdade de Rádio e Tv da Fanor, e por isso, quero registrar meu aprendizado, minhas críticas e meus elogios a todo este mundo da comunicação.  Podemos começar falando sobre programações musicais, elencos, temas usados nos programas de tv, telejornalismo e etc.
A idéia é debater sobre a influência da rádio e televisão em nossas vidas, e o que os profissionais da área poderiam estar fazendo para mudar o mundo alimentando nossa cultura e costumes. E é claro que citaremos aqui também alguns eventos e acontecimentos não só em Fortaleza mas também no mundo, relacionados a atitude urbana e que se tornam conhecidos através da mídia.

Vou começar falando sobre as principais notícias do jornais.
É impressionante a quantidade de notícias ruins. Os jornalistas focam muito os acidentes e a violência, não que isto não seja importante, é claro este tipo de informação é válida, mas em excesso acaba contribuindo para que nossa vida vire um "susto".
No final do ano de 2005 um jornal alemão resolveu abolir as notícias negativas durante o Natal. Crime, corrupção e maldade não tiveram vez no Bild, o periódico mais vendido do país.
Além disso, o jornal adotou ângulos positivos dos fatos para a edição de Natal. A intenção foi abastecer os cerca de 12 milhões de leitores de boas notícias.
A primeira página trouxe o brinde dos cidadãos nova-iorquinos pelo fim da greve dos transportes públicos, além da volta de 7 mil soldados americanos do Iraque para os Estados Unidos em 2006.
Durante o resto do ano, o tablóide é reconhecido por sua linguagem popular, pela abordagem a histórias de crime, violência, perversão e escândalos. "Embora saibamos que um mundo perfeito não existe, queremos mostrar ao leitor que há coisas boas acontecendo", explicou o editor do Bild.
Foi uma nobre atitude do jornal, mas isso poderia acontecer mais vezes durante o ano.
A maioria das pessoas carregam em si uma crença de que é notícia ruim que dá audiência, você já se perguntou isso?
A nossa vida acaba sendo reflexo do que pensamos, e o que pensamos muitas vezes é reflexo do que vemos, já parou pra pensar nisso?
A questão da justiça no País e no mundo acaba sendo um ponto forte para as notícias violentas. As pessoas torcem pela justiça feita, pelo final feliz dos fatos, mas aí entramos em outro assunto. Até porque a justiça transmitida aos telejornais que repassam a notícia para a população nem sempre são verdadeiras.

Um comentário:

  1. Parabens LiLee pela iniciativa do Blog!
    Vai ser muito interessante ler material de alguem que quer fazer carreira nessa área tão interessante que é Rádio e Tv.
    Será que as notícias dessas mídias tão poderosas poderiam nos trazer o lado bom do planeta?
    Eu espero um ver isso acontecer....Sucesso querida.....com vc nesse cenário só coisas boas podem acontecer.....abraço!

    ResponderExcluir